Projeto RAGIO

Página Inicial

Atualizado em 08/02/2017

Potência

O circuito de potência é formado por um conjunto (Pack) de 12 baterias tracionárias de 12 V, contatores, pelo motor e pelo CVE - Controlador de Velocidade de Veículos Elétrico

A energia para o circuito de tração é fornecida por um conjunto de baterias de 12 V ligadas em série por cabos de 50 mm², perfazendo os 144 Vcc nominais.

Elas alimentam a parte de potência do inversor, cuja proteção de sobrecorrente é feita por um disjuntor térmico, que também serve de interruptor de segurança. Um temporizador curtocircuita o resistor de carga do inversor.

Em série com o disjuntor, temos o contactor de potencia NA, que permite desligar automaticamente esse circuito, em caso de emergência.

Comando dos Contatores de Potencia - Funcionamento :

Após ser ligada a chave do contato, o circuito é ativado pela chave de partida, e permanece energizado pela ação do SCR, até que a chave de contato seja desligada.

Os componentes R1 e C1 retardam o acionamento do contactor NA até o contactor NF atracar.

Um resistor de carga (curtocircuitado pelo rele NF) é utilizado para evitar uma alta corrente inicial, já que inicialmente, o banco de condensadores de alta capacidade, está descarregado.

Após algum tempo o resistor será curtocircuitado pelo contato do contactor de potencia NF, acionado por um um temporizador (RT), que utilizará um dos CIs 555.

Como a energia para manter atracado um relé é muito menor que a necessária para seu atracamento, para evitar desperdício de energia, após o desligamento do contactor NF, o contactor NA, cuja tensão nominal é de 12 V passa a ser alimentado por um circuito PWM, que reduz a tensão aplicada em sua bobina, utilizando o segundo circuito integrado 555. O potenciômetro P1 regula esse ciclo de trabalho.

Licença Creative Commons

O Projeto RAGIO oferece compartilhamento de informações de acordo com a Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
www.ragio.com.br