Projeto RAGIO

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Atualizado em 07/02/2017

Motor

O motor utilizado neste projeto é elétrico, fabricado no Brasil, e tem potência nominal de 20 CV, ou 15 kW.

Pode causar estranheza utilizar um motor dessa potência, já que o original do veículo possui 800 cc, com potência de 36 cv a 5.500 rpm, e torque  de 6,6 mkgf a 2.500 rpm

Ocorre que o rendimento do motor elétrico, e suas curvas de torque e potência, são muito mais favoráveis à utilização em veículos elétricos.

Outra característica avançada é que o motor escolhido é de corrente alternada.

Um motor trifásico, ao invés do motor de corrente contínua que ainda é utilizado na maioria das adaptações.

Sua grande vantagem é a robustez, visto que o rotor não é bobinado e não utiliza coletor ou escovas, o que também aumenta sua confiabilidade e durabilidade.

Esse motor foi fabricado por encomenda, com características especiais como torque e potencia elevadas e poder trabalhar com freqüências superiores a 60 Hz.

Ele atinge 260 Hz. !

Outra característica é ter o eixo entalhado internamente, para aceitar a ponta do eixo piloto do cambio.

Foi instalado um sensor de temperatura de precisão, para maior segurança.

O sinal do sensor de temperatura é enviado ao Computador de Bordo, que se necessário aciona a Ventoinha auxiliar, que adicionamos ao motor.

O sistema de Transmissão utilizado é o original do veículo, com pequenas modificações.

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